quinta-feira, 11 de julho de 2013

VITANOL A, a dermatologista Helena Zantut esclarece dúvidas sobre o uso do medicamento para tratar problemas como a acne e as marcas de expressão

vitanol a Tudo sobre o Vitanol A

O que é e como funciona o Vitanol A?

O medicamento está disponível em gel e em creme, e é papel do profissional de dermatologia definir qual das duas fórmulas é mais indicada em cada caso. Peles mais oleosas, por exemplo, normalmente reagem melhor ao produto em gel.
A dermatologista Helena Zantut explica que esse medicamento “é muito antigo, é o ácido retinóico tópico”, ou seja, deve ser usado externamente e não ingerido. Ela conta que o Vitanol A “melhora rugas finas, mas tem que ser utilizado com o acompanhamento de um dermatologista”.

Há riscos decorrentes do uso do Vitanol A?

Helena esclarece que, assim como qualquer outro tratamento dermatológico, a consulta a um profissional é indispensável para que os resultados sejam satisfatórios. Além disso, é importante não exagerar no uso, de acordo com a dermatologista: “[é recomendado] que se use por pouco tempo, do contrário já está comprovado que [o medicamento] pode afinar a pele, romper vasinhos sanguíneos que a permeiam e, além disso, causar rugas, devido à constante inflamação causada pelo ácido retinóico (tretinoína)”.
Ela também ressalta que a dosagem precisa de atenção especial, para que a pele não seja prejudicada. “Se usado com uma dosagem muito alta, o Vitanol A pode irritar, manchar mais, descamar, entre outros problemas”, diz.
Outro fator que não pode ser deixado de lado é o uso de protetor solar ao longo do tratamento. Uma vez que a pele estará mais fina em decorrência do ácido, abrir mão so protetor pode ser um erro grave, ocasionando machucados e até queimaduras.

Como usar o Vitanol A?

A pomada deve ser aplicada sobre a pele limpa e sem resíduos de maquiagem ou outros produtos. Para evitar reações severas na pele, é importante que se use o Vitanol A apenas antes de ir para a cama. Qualquer luz à qual você exponha sua pele após a aplicação do produto pode causar danos ao tecido.
As recomendações do dermatologista devem ser seguidas à risca. Alguns profissionais indicarão o uso diário, enquanto outros defenderão intervalos de um dia entre as aplicações – e por isso é tão importante o acompanhamento de um especialista.
Também é fundamental remover o produto com um sabonete neutro (ou um sabonete especialmente indicado pelo profissional) todos os dias pela manhã.

Onde comprar o Vitanol A?

Como medicamento controlado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Vitanol A pode ser comprado em qualquer farmácia, desde que devidamente apresentada a receita médica.
Caso você tenha interesse em fazer uso do produto, marque primeiro uma consulta com o dermatologista de sua confiança, de modo que ele possa avaliar seu histórico e quadro clínico antes de definir o melhor tratamento para seu caso, especificamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário