quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Paris, cidade luz!

Paris desde o céu

Edith Piaf já cantou: Sous le ciel de Paris/ S’envole une chanson/Elle est née d’aujourd’hui/ Dans le coeur d’un garçon… Sob o céu de Paris se entoa uma canção, ela nasceu hoje, no coração de um menino…
Terá sido a inspiração do ensaio do fotógrafo Charles Platiau, voando sob o céu de Paris, a pedido da Reuters.
Todo o esplendor do urbanismo da cidade fundada pelos romanos – com o nome de Lutécia. Capital dos reis da França. Sacudida pela Revolução Francesa, após a queda da prisão Bastilha em 1789. Urbanizada pelo gênio do Barão de Haussmann, por ordem do imperador Napoleão Bonaparte.
Ambos derrubaram becos, muralhas romanas e medievais, edifícios arcaicos, para criar perspectivas de grandeur – ou grandeza imperial. O imperador costumava aconselhar seu urbanista: – Tudo que é grande é belo… Tout ce qui est grand est beau…
Nas imagens: L’Etoile, a fantástica estrela das doze avenidas que desvendam a colossal perspectiva do Arco do Triunfo. Ali o trânsito gira impecavelmente, com todos os motoristas mantendo a preferência à direita, num verdadeiro carroussel…
A vista da catedral de Notre Dame de Paris, no centro da île de la cité, ou île de France, diante dela o Palácio da Justiça, complexo medieval coroado pela Sainte Chapelle.
O complexo do Palais Royale e Museu do Louvre, na modernidade acrescidos das intervenções do arquiteto chinês Le Pen, com a Pirâmide focal – que sinaliza a entrada dos fabulosos espaços do museu mais famoso da França, com coleções de todas as civilizações da Terra.
Maravilhas de arquitetura e urbanismo: a Place des Victoires e o Hôtel des Invalides, com a basílica de São Luís- rei de França – onde repousam os restos mortais de Napoleão, o sarcófago disposto de forma que até os inimigos da imperial memória – para vê-lo – tenham que inclinar a cabeça. Napoleão quis ficar para sempre no edifício militar que acolhe os feridos das guerras da França.
O parque e Palais de L’Elisée, sede do governo francês, residência dos presidentes da República, endereço da margem direita do rio Sena. E a Basílica de Sacre Coeur, concluída em 1914, na colina de Montmartre, no coração do bairro boêmio da cidade luz.
Desde o céu, a Tour Eiffel, primeiro edifício em estrutura metálica no mundo, obra que leva o nome de seu criador, mesmo genial engenheiro que projetou a ponte São João na estrada de ferro Curitiba-Paranaguá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário