terça-feira, 20 de agosto de 2013

Tecnologia ao alcance de todos, chega em breve no Brasil!

Google Glass

Foram lançados há pouco mais de um ano, porém até maio passado não puderam ser tocados. Foi quando Google vendeu seus primeiros óculos com Android a 1500 cada. Não saíram abertamente, foram disponibilizados apenas para pessoas que houvessem desenvolvido aplicativos previamente registrados.
Quem acompanha nosso blog já foi informado sobre o lançamento Google Glass, num post de 02/12/2012. Publicamos inclusive um vídeo com a novidade Leia Mais sobre Óculos inteligentes, realidade ampliada.
Facebook e Twitter, dois dos serviços mais populares da internet, apressaram-se em anunciar sua chegada a esta plataforma.
São óculos futuristas e inovadores, porém não acrescentam nada mais ao já conhecido: gravar vídeo, fazer fotos, consultar um endereço num mapa, obter uma previsão do tempo, buscar ou navegar, talvez mandar mensagens e twitters.
Google tenta melhorar esta percepção com uma nova atualização de software. Glass servirá também para ver filmes. Bastará um toque na armação para começar a exibição ou pará-la. Quando se desliza o dedo sobre a moldura, avança ou retrocede rapidamente, como na rebobinagem tradicional.
Tais controles servirão também para vídeos gravados em primeira pessoa ou aplicativos como CNN, que já estão trabalhando em sua adaptação ao formato. Outra melhoria seria possibilitar que os óculos tomem notas com programa tipo Evernote. Algo bastante lógico, se é para tais óculos Google serem usados enquanto se caminha.
Se a Apple conta com o programa Siri, seu mordomo virtual, os óculos Google terão Google usa Now! para responder perguntas com resultados adaptados ao usuário.
Quanto mais se usar, mais acertados serão os resultados. O Google nos dirá cada manhã a hora em que se deve sair de casa para chegar à tempo no trabalho. Serve também para sugerir restaurantes, museus, lugares de ócio quando se está a passeio, sempre tomando por referência os gostos do dono dos óculos. A integração deste serviço, segundo Google, o futuro das buscas, dará muito mais jogos e será quase toda por reconhecimento de ordens de voz. Busca-se maior reconhecimento de voz e menos necessidade de ajuda com as mãos.
É uma corrida contra o tempo. Tanto Apple como Sansung trabalham em relógios com conexão móvel, que ofereçam informação parecida com os óculos Google, porém sem a capacidade multimídia dos óculos.
Devem ser lançados em 2014, o preço ficará em torno de 300 euros, R$ 900 mais ou menos.Mas não são aparelhos independentes, os óculos deverão estar conectados a um computador, dos que anotam dados, conexões, perfil do usuário, memória de fotos. São um complemento para telefones Androides.
Entre suas dificuldades de êxito está a necessidade de conexão, a escassa privacidade para os que estão entorno do usuário, e a bateria…sempre, a bateria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário